terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Carnaval em Palhais

Vestido a rigor, o nosso enviado especial percorreu a aldeia nesta terça feira de carnaval, tentando saber se ainda é costume "correr-se o carnaval", e se há ou não o "enterro do entrudo"... Foi complicado, uma vez que as ruas pareciam desertas... Mas, finalmente, lá encontrou um grupo animado com mascarados e tudo!
Muitos estavam mascarados deles pórprios...
Também encontrámos dois dos Senhores ( o Sr. Óscar e o Sr Fausto) que costumavam costruir o "Entrudo" com palha e que era queimado no largo do chafariz depois de se percorrer a aldeia chorando-se o morto... Mas este ano... fizeram greve e disseram que iam até à vizinha aldeia do Reboleiro. Pode ser que de lá tragam ideias e motivações mas que para o ano se volte a ver o Entrudo tradicional desta aldeia. E já agora, pode ser que reapareçam os "entrudos" de cara tapada, bem disfarçados e mudos( para não se denunciarem), que nos comprimentavam com aperto de mão e que nos punham a pensar quem seriam, um bom exercício mental e uma tarde bem animada

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Dia de S. Valentim. Dedicatórias



Lembrando aqueles tempos em que, pelo serão, se ouviam as canções românticas com dedicatórias na companhia da rádio, hoje abrimos também esta página a quem quiser fazer a sua dedicatória…não vai ser com música, mas vai ser com este poema de uma música de Palhais, que é para ser diferente, ou outra que gostem .
Por isso, não se envergonhem, e façam as vossas dedicatórias e enviem-nas para o nosso e-mail: palhaisnanet@gmail.com.

Eu posso começar :)
- A webmaster deste blog dedica ao seu Amor, com um “obrigada por tudo” e com muito amor e carinho, claro!

- A Jimba de Palhais, dedica ao FaLu N. S. de Freixedas desejando-lhe rápidas melhoras.

- A Dolly dedica ao KiKo M. S. da Guarda com amizade.

- O J.P. de Palhais dedica à Idi de Oliveira de Azeméis com ternura.

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Lenda de Palhais



Reza a lenda que a povoação se concentrava na margem sul da ribeira do Paul (antiga ribeira dos paus), e era chamada de Vale de Santo António.
Certo ano, surgiu por estas terras uma praga de formigas, que devorava culturas, mantimentos e até chegavam a importunar os bebés, os mais indefesos da aldeia. A praga alimentando-se tão bem, proliferava, multiplicando-se de forma assustadora.
Mediante esta situação, surgiu uma solução: deixar aquelas terrenos e mudarem-se com o que lhes restava ainda, para a margem oposta da ribeira, rezando para que as malditas das formigas não soubessem nadar.
Ora, esses novos terrenos era onde tinham os “Palhais”, pequenas casinhas onde eles guardavam a palha, e dando esse mesmo nome à nova terra de habitação.
Vitória , vitória…acabou-se esta história!
Querem mais, querem mais? Venham até Palhais!

Alguns Monumentos de Palhais e Benvende





































Um pouco de História

Situada a 14 Km de Trancoso ( sede do concelho), Palhais é uma povoação que existe desde D. Afonso Henriques.
Tem como anexa Benvende e o seu Orago é Santo António.
No Sítio da Sra. Da Ribeira existiu um convento para terceiros regularer, fundado em 1460 por Frei Fracisco da Ameixoeira, da Ordem terceira da penitência.

Um pouco de Geografia


In: