sábado, 10 de janeiro de 2009

Janeiras











Como ainda estamos em Janeiro… vamos falar nas Janeiras!




Ora, por estas bandas, é tradição cantarem-se as Janeiras logo no início do mês.
Este ano foi no dia 1 de Janeiro para se começar o ano bem.
Apesar do frio que se faz sempre sentir nesta altura, há sempre um grupo de corajosos e alegres que se juntam. Começam na Anexa : Benvende, e terminam em Palhais, tocando e cantando de porta em porta.
Terminada a canção, deseja-se um Bom Ano e os donos da casa gostam sempre de dar as janeiras (enchidos, doces, frutos secos, e mais enchidos, e muitas vezes dinheiro)
O dinheiro que costumam dar, será depois utilizado para ajudar a comprar o bacalhau da ceia de Natal da população.






P.S.:as fotos são de 2008 pois este ano, com tanta gripe muitos elementos não puderam participar, inclusivé a fotógrafa de serviço. Se alguém tiver alguma deste ano...pode enviar para o nosso e-mail.

1 comentário:

Anónimo disse...

Posso dizer, sem gaguejar, mas surpreendido que 2009 já me deu uma prenda!:- ver a minha terra, tão pequenina, tornar-se, de um momento para o outro, do tamanho do mundo e ainda por cima na sua melhor expressão - o cantar das janeiras, como tradição corajosamente mantido por esse grupo de resistentes cuja fibra e dedicação é sobejamente conhecida e essa bendita paisagem, de neve vestida que me faz regressar ao século passado trazendo à memória os tempos da escalfeta a caminho da escola (quem lembra?)!J.A