domingo, 24 de maio de 2015

Divino espírito santo







2 comentários:

Santos Costa disse...

Caríssima Administradora do blog
(presumo que contunue a ser uma administradora e não um administrador)

Estou a fazer a Monografia Histórica de PALHAIS para ser publicada em livro com um pouco mais de cem páginas (cento e cinquenta no máximo). Não se trata de um trabalho encomendado, pois também não o são os que estou a fazer para outras freguesias. Não pretendo subsídios - nem da Junta nem da Câmara - tão só publicar através de uma tiragem reduzida e vendê-lo a um valor muito acessível.
Posto isto, informo que estes apontamentos históricos são inéditos, uma vez que abrangem todo o período histórico da freguesia, colhidos nos arquivos nacionais, regionais e locais, designadamente: inquérito paroquial do séc. XVIII; história administrativa e eclesiástica; habitantes julgados pela Inquisição; inventário dos bens da igreja e capelas em 1911; pessoas de Palhais que emigraram para várias partes do globo; militares de Palhais que combateram na I Guerra Mundial e os que foram à inspecção nesses anos (principalmente em França, através do CEP, com factos com ele ocorridos na campanha); mancebos de Palhais inspeccionados e combatentes na Guerra Colonial (desde 1955 a 1973, com os nomes de todos); história pormenorizada da electrificação, águas, saneamento e estradas; Juntas de Paróquia e Juntas de Freguesia; história do ensino primário desde o séc. XIX; passaportes entre os séc.s XVII e XIX; expostos, baldios (e os três acordos no séc. XX com as freguesias vizinhas), etc.
Levo esta notícia à guisa de comentário - desde já peço desculpa pelo atrevimento - porque pretendo convidar todos os que quiserem colaborar com imagens (fotografias) para esta obra, o poderão fazer, enviando essas imagens digitalizadas (principalmente antigas) em formato jpeg para o meu e-mail: se_costa@sapo.pt, não esquecendo de colocar dados para a legenda e indicando o nome para fazer referência à cortesia.
Esta obra privilegia as pessoas, porque os naturais e habitantes de Palhais terão nela o seu registo como intervenientes. Na obra, apesar de assuntos históricos, não levarei aqueles que possam causar melindre a quem quer que seja, porque é uma obra que pretende evidenciar e enfatizar a freguesia e os seus.
Desde já fico ao dispor deste blog "Palhais à Vista" para qualquer esclarecimento, colaboração ou mesmo questões que queira colocar sobre os temas atrás descritos.
Com o meu agradecimento

Santos Costa

Palhais disse...

Bem vido novamente ao nosso blogue. Pedimos desculpa, pelo fato de só agora estarmos a responder, (mais parece aquelas cartas de antigamente que demoravam a chegar ao destino), mas o tempo passa depressa e nem sempre dá para virmos até ao blogue. Temos usado com mais frequência a nova forma de comunicação e partilha instantânea que tem sido o facebook (já agora aqui fica a nossa morada: https://www.facebook.com/palhais.trancoso ). Quanto às novidades que nos conta, parece-nos uma ótima ideia. Da nossa parte, estamos disponíveis para o que for preciso. Em relação às fotos, se nos puder dizer exemplos do que precisa, poderemos tentar consegui-las. Aguardamos notícias. Para mensagens pelo e-mail aqui fica o endereço: palhaisnanet@gmail.com. Cumprimentos